Ética no contexto empresarial

Você sabe o que é Etica  ?

Justiça

Justiça

A ética tem como foco o próprio comportamento, a ação humana, e não reações que dela decorrem. assim por exemplo quando um colaborador desobedece as regras de sua organização, mesmo que seja para beneficiar um grande numero de pessoas que reagem positivamente, este fato não é relevante pois esse profissional será julgado por seu comportamento de rebeldia.

portanto, a etica está voltada para a atuação do homem, tal como é ou deveria ser, o que possibilita considerar que ela gera normas e regras produtoras do bem, com o intuito de orientar as condutas humanas em suas relações sociais e organizacionais.

Voce sabe o que é Moral ?  , Sabe diferenciar  Moralidade, Amoralidade e Imoralidade ?

A Moral é um conjunto de normas, aceitas livre e conscientemente, que regulam o comportamento individual e social dos homens.

A ética diferencia-se da moral, por seu conteúdo explicativo, no âmbito de ideias que definem certo e errado, justo e injusto, bem e mal, e outras posições opostas que prescrevem e moldam as ações humanas. assim ao estudar as morais, a ética desdobra as possibilidades para as ações concretas dos indivíduos, confrontando-as com os modelos sociais vigentes.

Então a moral compreende normas e comportamentos, abrangendo as regras morais em si e suas praticas efetivas. a necessidade de diferenciar o teórico e o pratico colocou a moral no patamar dos princípios e normas, enquanto que a moralidade passou a significar a materialização das normas morais nas relações sociais, por meio de atos concretos(vazquez, 1985). assim a moralidade é caracterizada quando você afeta os outros com suas ações ou decisões.

Por outro lado a relação social é classificada como amoral, no caso de não existir qualquer regra previa para a pratica de um ato especifico, ou não haver ninguém atingido por ele. já a imoralidade é a pratica de comportamentos proibidos ou contrários aos recomendados pela moral.

Por exemplo, se voce praticar sozinho na sua residência, exercícios físicos essa é uma ação amoral, mas se você aproveitar a oportunidade para dar exemplo de preservação da saúde para seus liderados isso simboliza um ato moral, porque o comportamento passa a ser revestido de um caráter social positivo. esta mesma pratica passa a ser imoral, caso a liderança em pauta incentive o uso de substancias estimulantes prejudiciais a saúde; com isso o ato torna-se socialmente negativo(Srour, 2000).

A Ética da Convicção

A ética da convicção está fundamentada no cumprimento do dever e as ações praticadas são respaldadas por normas e valores previamente estabelecidos.

este tipo de etica abriga duas ramificações: a do principio e a da esperança. A primeira é dirigida pela obediência as normas morais cujo lema é respeite as regras, haja o que houver. enquanto que a segunda é guiada por valores ideias com base na fé incondicional, em que a máxima principal é o sonho antes de tudo. em ambos os casos, não importam os efeitos ou conseqüências das decisões tomadas.

Nas organizações, a etica da convicção está presente em todos os momentos porque é exigida uma obediência absoluta a legislação, normas e regras escritas ou mesmo aos costumes consagrados pela pratica.

A Ética da Responsabilidade

esta teoria abraça a ideia de que você se torna responsável por aquilo que faz. você imagina os impactos que seus atos podem provocar, depois avalia e escolhe a opção que trouxer mais resultados positivos para a comunidade. a palavra de ordem é o maior beneficio para a comunidade ou dos males o menor.

este tipo de etica cabem duas vertentes: a utilitarista e a da finalidade. a primeira busca garantir que as decisões gerem o máximo de beneficio para a maior quantidade possível de pessoas. como se pode perceber há uma tentativa de combinar eficácia com o sentimento de justiça já  a vertente da finalidade preconiza: alcance os objetivos, a qualquer preço, pressupondo que a bondade dos fins justifica os meios utilizados(Srour, 2000).

Problemas Morais e Problemas Éticos

Os problemas morais sao relativos a pratica e localizados em cada situação especifica, podendo afetar uma ou algumas pessoas. já os problemas éticos abordam reflexões teóricas sobre comportamentos morais, são abrangentes e sempre atingem a comunidade como um todo. por exemplo a definição do que é bom é um problema ético. no entanto, estabelecer o que o indivíduo deve fazer em determinada situação para que ele possa ser considerado bom é um problema moral.

Exemplo, no plano ético é bom respeitar a vida, já no plano moral um indivíduo é bom quando não ultrapassa sinal de transito na condição de vermelho. também é bom o ser humano que é solidário com idosos doentes e necessitados.

Solução Etica dos problemas

etica_simpsons

Para se chegar a solução Ética de qualquer problema, em primeiro lugar é necessário que desde a identificação do problema até a avaliação da solução as decisões sejam fundamentadas em normas éticas. em segundo lugar é de fundamental importância obedecer ao principio do bem comum, de forma que a decisão respeite os limites da lei e que também o interesse da comunidade seja rigorosamente preservado.

Racionalizações Éticas

Problemas para os quais as pessoas sabem que é a solução correta, mas deixa de fazer o certo.

Exemplo: fraudar notas de despesas, exagerar a qualidade do produto.

Omissões 

Eu decido o que é bom, quando é bom, onde é bom e com quem é bom. assim na minha equipe eu decido sobre situações que vão impactar diretamente um ou mais participantes sem permitir que essas pessoas participem do processo decisório.

Dilemas Éticos

problemas para os quais não ha soluções prontas e as opções possíveis são de difícil aplicação, envolvendo severas consequências para as partes envolvidas, por isso a solução deve ser de consenso, com a participação de todas as partes atingidas com a possível decisão a ser adotada.

Por isso Pense Ético e faça Moral

Danilo Marques

http://www.linkedin.com/in/danilomarques

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s